PORQUE PORUQUARA
Somos apaixonadas pelo mar e pela canoa. Em dezembro de 2021 fizemos esse roteiro totalmente despretensioso e sem muitas expectativas, embora sabendo que era um lugar único com uma natureza intocada e pouco visitada, resolvemos encarar a estrada com a canoa no teto do carro e nos aventuramos a desbravar Poruquara.
Resultado: ficamos totalmente apaixonadas pelo lugar e pelas pessoas que ali nasceram ou largaram tudo para viver nesse paraíso. Decidimos naquele mesmo dia levar outras pessoas que desfrutam do universo da canoa polinésia, e que saibam remar de V2R (OC2) e tenham noções de V1 para conhecer esse lugar tão mágico.
Não é uma remada comum, é uma expedição onde há momentos de dificuldade ( carregar a canoa para não atolar e remar sem o leme para não ficar presa no manguezal), momentos de emoção ( ver Guarás vermelhos do seu lado) e momentos de felicidade ( ter a companhia de golfinhos a maior parte do tempo e ver arraias gigantescas saltar de surpresa, sem falar dos maiores caranguejos que se pode imaginar!!! )
Então?! Que tal vivenciar essa experiência conosco? Além de ter o privilégio de passar a noite em meio aos sons da mata, escutando uma sinfonia de seres noturnos por todos os lados.
Leticia Lana Giselle Banjar Leal
Segurança
Ao longo dos anos de muitas expedições com amigos, ensinamentos diários para nossos associados e após a TRAVESSIA Rio x Paraty que a nossa Associação VagaLume Va'a realizou no dia 03 de fevereiro deste ano, acumulamos uma vasta bagagem para realizarmos expedições de forma ainda mais segura e consciente, e para isso teremos alguns critérios para a EXPEDIÇÃO PORUQUARA.
Alguns critérios para poder participar:
> saber nadar
> ter acima de 18 anos ou acompanhado do resp.
> não ser alérgico a picadas de insetos
> saber remar de V2R (OC2) ou V1R (OC1) e ter noções de V1
> ter preparo físico para remar por dia uma distância entre 20km a 25km em ritmo cruzeiro
> não ter medo ou nojo de pisar em área de manguezal
Nossa 3ª guia
Letícia Otero Lacoste
Remadora desde 2011 e fundadora da Associação VagaLume Va'a.
Durante a expedição será a responsável pela operação do rádio via satélite SPOT e pela condução do transporte Rio - Pontal do Sul. Possuí amplo conhecimento em navegação e normas de segurança tanto em terra quanto no mar. É parte de nossa equipe de expedições.
Esteve conosco no Projeto TRAVESSIA Rio x Paraty.