PORUQUARA
HISTÓRIA E CURIOSIDADES
A ilha de Poruquara possui 50 moradores e apesar de não ser considerada uma vila do entorno do Parque Nacional do Superagui como as outras, está dentro do território que corresponde à Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba. O acesso à Poruquara pode ser feito tanto por mar, quanto por terra pela Estrada do Bronze, a qual se tem acesso na sede do município. O rio Poruquara, localizado nesta vila é responsável pelo abastecimento de água de todas as vilas da Ilha das Peças.
RESERVA SEBUÍ
CACHOEIRA DA PRECIOSA
Sebuí é uma vila com 62 moradores residentes em 19 casas. Chama a atenção de turistas pelas suas cachoeiras e fica ao lado da RPPN Sebuí que se encontra no coração da APA de Guaraqueçaba (Baía dos Pinheiros), considerada um dos mais importantes ecossistemas marinhos/terrestres do planeta. Na vila tem escola com Ensino Fundamental e Ensino Médio (até o segundo ano), e recebe alunos das vilas próximas diariamente.
ILHA DAS PEÇAS
GOLFINHOS COMO COMPANHIA
Os primeiros habitantes da Ilha das Peças, foram os índios tupiniquins. Segundo as histórias dos moradores mais antigos da ilha, os primeiros moradores da Vila das Peças e região foram os bugres, se referindo aos índios Carijós que habitavam a região da Baía de Guaraqueçaba.
Em toda a sua extensão de praia é possível avistar golfinhos e nadar bem próximo deles, além de vez ou outra presenciar os saltos das arraias gigantes que habitam o local.
ILHA DO MEL
História do Brasil
Origem do nome
Antes da Segunda Guerra Mundial a ilha era conhecida como a ilha do Almirante Mehl que se dedicou à apicultura e cuja família lá frequentava. Marinheiros aposentados viviam na Ilha e dedicaram-se à apicultura, produzindo uma quantidade tamanha que chegaram a exportar o produto até os anos 60.
Visão da Baía de Paranaguá avistada do alto do Forte que iremos visitar.